Materiais para Fabricação de Modelos
As Tecnologias de fabricação de Modelos vêm se superando ano a ano, através do emprego de Maquinas CNC, equipamentos Robóticos e softwares para essa finalidade. Infelizmente, não podemos dizer o mesmo para os Materiais empregados na fabricação de Ferramentais para fundição de Peças, pois estes são os mesmos utilizados há décadas na Industria de Fabricação de Modelos.
Quais são eles:
ISOPOR, MADEIRA, RESINAS, ALUMÍNIO E METAL.
A escolha do material mais indicado para construção de um determinado Modelo é função de três itens:
A- Processo empregado na Fabricação da peça fundida;
B- Tolerâncias exigidas do fundido;
C- Quantidade de peças fundidas a serem produzidas;
I – Modelos fabricados em Isopor:
Geralmente utiliza-se essa matéria prima, para fabricar modelos descartáveis. Protótipos, peças de reposição (pequenas quantidades – máximo de 10 peças) ou até mesmo para peças Utilizadas em manutenção e reformas de maquinas e equipamentos, se servem dos modelos em isopor pois, nestes casos, o Preço final do produto (modelo) é bem menor que para outros tipos de materiais.
Para cada modelo Em madeira, conseguimos fabricar de 04 a 06 modelos em isopor.
II – Modelos Fabricados em Madeira:
Modelos fabricados em madeira (Geralmente compensados) são utilizados para pequenas e medias produções (de 10 a 200 peças).
O Material ( Compensado) é estável no que diz respeito a variações dimensionais, e de custo relativamente baixo, porém , o acabamento após usinagem CNC dos compensados , são demorado e oneroso, em função de sua rugosidade superficial ser inadequada.
III – RESINAS
Atualmente no mercado, encontramos as resinas que são fundíveis a frio (bi-componente) e as resinas comercializadas em placas de diferentes bitolas de espessuras.
Os plásticos (resinas), são excelentes no que diz respeito a resistência a abrasão, o que qualifica-a para produção de Modelos que fabricarão grandes lotes de peças fundidas (1000 a 2000 peças).
IV – ALUMÍNIO OU METAL
Recomendado para Processo de fabricação de Modelos de alta produção, para mais de 5000 peças fundidas, ou processos de fundição mecanizada, ou ainda, processos de Moldagem “ cura a quente” como é o caso do Processo Shell Molding, onde as tolerâncias dimensionais e qualidade superficial são exigidas.